domingo, 26 de novembro de 2017

Monster High - Colecção Originais Parte I

Nas férias de Verão aproveitei e tirei algumas fotos às minhas bonecas que tenho expostas numa estante. Divido estes posts entre um dedicado somente às basics das Monster High (as bonecas com as roupas consideradas originais), outro com todas as Ever After High que tenho e outro dedicado às bonecas (e somente as bonecas, nada de castelos ou carruagens) que tenho das Barbies dos filmes.



Tenho ao total 33 bonecas das Monster High sendo do qual 28 são as versões originais que são as minhas favoritas e enquanto colecionei foram o meu intuito. Enquanto as Ever After High bem quis continuar a colecionar, as Monster High deixei mesmo, isto pois a qualidade e originalidade foi sempre o factor de referência para mim e após 13 Wishes, já com Frights, Camera, Action! achei que havia-se perdido aquele factor Freaky just got Fabulous que sempre gostei. A Mattel começou a querer agradar e com isso recebemos personagens sem personalidade, muito cor de rosa e nem falo do factor da queda de qualidade de produção. Muitas das vezes as ideias estavam lá mas perdeu-se os detalhes, as roupas elaboradas com todos os seus layers e os pormenores pintados que tanto gostava tal como os minúsculos acessórios. A colecção com que fiquei foram as personagens que claramente foram bem pensada e que a Mattel preocupa-se realmente com o sucesso de vendas.
Eu já redesenhei algumas das roupas e sei que muitas das personagens tinham potencial, mas quiseram poupar nos custos e só pensar nos lucros e deu no que deu. São poucas as personagens que queria ter que não tenho dentro dos quais o Holt (mas isso por ser difícil de encontrar), a Wydowna (a da Comic Con) e a Howleen original.  Eu gosto de alguns outros designs mas o resulta conjunto não ficou consoante as minhas expectativas. 

Organizo estes posts por ordem que tive as bonecas, que mais ou menos coincide com o tempo de lançamento das mesma. Tive a primeira Monster High no Natal de 2010, logo quando saíram e teve de ser encomendada do eBay pois só no Verão seguinte começaram a ser comercializadas em Portugal. 


Lagoona Blue (2010)

A Lagoona é a minha personagem favorita das Monster High. Muito mal a Mattel lhe fez mas a Lagoona sempre manteve aquele encanto e doçura que lhe tanto é característico. Por ser a primeira que tive teve uma magia diferente. Nunca tinha visto uma boneca das Monster High ao vivo e a primeira reacção ao ver o tamanho, a belíssima caixa  (que ainda tenho todas guardadas), aquela loucura de manhã de Natal para apreciá-la, é realmente tudo muito especial. 


 




Frankie Stein (2010)


A Frankie é outra adoração minha. Gosto dela pela sua personalidade e o design overall. No ínicio era a monstrinha mais creepy e acho que foi o encanto que tirei dela. As cicatrizes desenhadas e os minúsculos parafusos era encantadores. Também é a personagem mais icónica, filha do monstro de Frankenstein. E é a personagem que tem o número de bonecas que mais gosto, fiquei com pena quando a Mattel desistiu dos tons escuros e do vermelho para uma via de azul turquesa e amarelo. 












Draculaura (2010)


A Draculaura é uma personagem que tenho um certo amor/ódio, que acho que além da personalidade dela adveio do uso excessivo de bonecas dela sem grande interesse ou criatividade. Acho que a Draculaura está no seu auge quando está a vampira gótica que é com maquilhagem escura como nesta basic ou a Dawn of the Dance. E realmente apreciem estes detalhes todos que ela tem, mesmo lindissima. 




Clawdeen Wolf (2010)


A Clawdeen tenho um certo amor/ódio também, não pela personalidade mas pelo que a Mattel fez com o vestuário dela. Ela é daquelas que personagens que ou adoro a roupa ou não gosto mesmo nada, exemplo disso o uso de verde neon nela, ou adoro como na Dawn of the Dance ou não gosto nada. Adoro mesmo é esta basic, acho que a essência da Clawdeen está nisto.






Deuce Gorgon (2010)

Eu não adoro o boneco basic do Deuce, gosto dele quanto personagem e toda a relação com a Cleo, mas no caso do Deuce gosto mais da direcção que a Mattel seguiu nos seguintes bonecos que usam mais o verde, exemplo o lindissimo Dawn of the Dance. Mas tive o Deuce por queria a Cleo e porque era o sentido colecionista de querer todos. 






Cleo de Nile (2010)

E a bela Cleo. Adoro mesmo a personagem dela, tem um desenvolvimento fantástico e é realmente lindissima. Toda a inspiração egipcia que ela tem (fica a combinar com a banda sonoro de Prince of Egypt que estou agora a ouvir). A Cleo também tem um agrupamento de bonecas mesmo maravilhosas e é daquelas personagens que acho que a Mattel devia ter usado mais em vez do trio maravilha. 


Clawd Wolf (2011)

O Clawd ao contrário do Deuce já o quis mesmo por ele atendendo que a Draculaura que o acompanhava era a School's Out, que é uma boneca mesmo querida. Eu também não acho o boneco do Clawd uau, quer dizer sinceramente acho que o único era o Holt e foi o que me faltou, mas o lobisomem tem os seus encantos e está com a roupa bastante bem combinada a nível cromático. Não tenho mencionado os animais mas acho a Rockseena o bichinho que menos gosto, quer dizer pensando melhor já me lembrei de qual menos gosto.



Ghoulia Yelps (2010)

Pobre Ghoulia, foi literalmente esquecida pela Mattel. A Ghoulia tem bonecas lindissimas e durante um curto prazo de tempo foi muito mimado, mas depois como muitas personagens não lhe foi dado o devido respeito. A basic é umas das melhores basics a nível de guarda roupa, tanto pormenor e tem um estilo "realista" de aluna de secundário. Mesmo linda e é de apreciar o design dado à Ghoulia e a paleta de cores com vermelho que se tornou rara. O vermelho é uma cor que a Mattel parece evitar seja na Barbie ou noutras linhas. Lembro-me que contava com os dedos as roupas vermelhas que tinha das Polly Pocket por exemplo. Mas pronto isso são questões para outra altura.




Abbey Bominable (2011)

Eu adoro a Abbey, é uma personagem que em doses adequadas é fantástica, acho é que houve o erro de usarem-na demasiado, ao ponto de as bonecas tornarem-se repetitivas (vestido com pêlo e botins de gelo). A Abbey quando tinha uma boneca boa tinha uma boneca mesmo boa e fez me pena a Mattel não ir apostar no estilo mais confortável dela mas encantador. E esta basic é fantástica, das melhores na minha opinião, adoro mesmo acariciar o pêlo tão macio usado nela, é mesmo tão fofinha.  E o brilho da pele e o brilho do cabelo, as mãos enormes, a Abbey marcou o início das monstruosidades. 

Spectra Vondergeist (2011)

A Spectra peca pela sua personalidade, quanto a bonecas é fantástica. É que ela tem bonecas mesmo muito boas e acho que por ela nunca ter sido demasiado usada nunca ficou enjoativa. E a Spectra tal como a Abbey faz parte da vaga de monstrinhas que a Mattel apostou das monstruosidades mas mantinha o estilo. A Spectra, a aguardada fantasma é lindissima, os olhos meios creepy e as maravilhosas transparências. É de apreciar o top bem detalhado e as botas foram a inauguração nas basic dos saltos estranhos que caracterizaram o calçado das Monster High daqui a diante.  E a Rhuen, eu adoro a Rhuen.

































Toralei Stripe (2011)

Na altura que comprei a Toralei fiquei indecisa entre ela e o Holt. Fiz bem comprá-la porque acho que nunca vi a Toralei à venda mas fiquei com pena do Holt até o dia de hoje, ainda por cima estava mesmo muito barato. Retomando à Toralei, que adoro o estilo e a personagem (acho que antagonistas fazem sempre falta). A basic é da fase em que a Mattel esmerou-se ao máximo, só de me lembrar a minha alegria ao vê-la apresentada na Comic Con. Mas ela é tudo, monstruosidades, detalhes, primeira cauda (e a única Toralei que tem este modelo de cauda maleável) e uma roupa bem elaborada e composta. E até a Sweet Fangs traz um lencinho de tecido. Mesmo linda. 







Nefera de Nile (2011)

A Nefera foi outra surpresa daquela Comic Con. Eu não adoro a Nefera como personagem mas tem o seu valor e papel. Mas como boneca é um espanto, pelas não monstruosidades a Nefera compensa com ter o primeiro corpo de mais velha e uma cicatriz de nascença escondida por baixo da manga. Destaco um dos melhores sapatos que a Mattel já produziu, com o salto de uma cobra e bem pintados (porque eu aprecio o plástico pintado que a Mattel recusou-se tanto a pintar). E destaque para o minúsculo anél. Só gostava que ela tivesse tido o cabelo um pouco mais comprido.














Operetta (2011)

A Operetta foi aquela personagem tão aguarda e quando foi mostrada a sua ilustração pela primeira vez não a aceitei bem logo mas depois de a ver como boneca e conhecer a personalidade adorei-a. Ela difere por não ser boazinha perfeitinha, ela pode ser antagonista ou não e tem uma maturidade diferente das outras monstrinhas. Quanto ao estilo é daquelas que quando tem uma boneca boa, a boneca é mesmo linda e original. A basic seguindo as outras duas, é incrível, as cicatrizes são extremamente detalhadas  e é de dar valor à ousadia do braço tatuado (especialmente se anos antes houve polémica quando à primeira Barbie Tokidoki pelas tatuagens, e ainda por cima uma Barbie Collector em que a Mattel pode arriscar como lhe apetecer). A roupa é mesmo linda e acho-a muito na onda dos looks das primeiras basic, bem realista e detalhada. É de salientar a máscara, o mini anél dado e os lindos sapatos de salto clave de sol. 





Aguardem brevemente outras publicações do género com as minhas restantes Monster High, Ever After High (que comprei recentemente algumas) e Barbies dos filmes. E vocês qual é a vossa história com as bonecas das Monster High? Qual a primeira tiveram qual é a vossa favorita?



2 comentários:

  1. que bom que voltou a postar , minha primeria mosnter high foi a c.a. cupido , tenho muito carinho por ela até hoje ... obrigado por postar adoro seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Também gosto muito da C.A. Cupid, seja Monster High ou Ever After High, acho-a mesmo muito bonita.

      Eliminar